Projeto prevê instalação de novos equipamentos em outras praças e locais de grande circulação de pessoas| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

A Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, passou a contar com 24 câmeras de monitoramento e vigilância – a um custo de R$ 15 mil cada. Elas serão usadas, principalmente, pela Guarda Municipal e também pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). O lançamento ocorreu nesta terça-feira (10) e os equipamentos serão usados tanto para melhorar a segurança do local quanto para o controle do transporte coletivo, já que a praça funciona também como um grande terminal de ônibus no centro da cidade. Todos os dias, cerca de 110 mil pessoas passam pela praça.

CARREGANDO :)

Segundo o prefeito Gustavo Fruet, as novas câmeras somam-se a outras 990 que funcionam em outros pontos da cidade e estarão à disposição também das polícias Militar e Civil, sempre que necessário. Desse total, 44 equipamentos foram substituídos recentemente. “Eram as primeiras câmeras e estavam inadequadas, com dificuldade na transmissão da imagem”, comentou o prefeito.

Conforme explica o inspetor Claudio Frederico de Carvalho, da GM, a Urbs faz a instalação das câmeras, enquanto a Guarda fica responsável pelo mapeamento da região que vai receber esses equipamentos.

Publicidade

Outros locais

A intenção é ampliar esse monitoramento para outras regiões de grande circulação de pessoas. Carvalho explicou que a Guarda Municipal está mapeando outras regiões para a implantação de novas câmeras, como a Praça Eufrásio Correia, também no Centro, a Praça Abílio de Abreu, no Guabirotuba, e a Praça da Espanha, no Bigorrilho.

Carvalho esclareceu, entretanto, que, no caso da Eufrásio Correia, 20 câmeras foram cedidas pelo governo federal para o monitoramento da região dentro do programa “Crack: é possível vencer”. “Os equipamentos vão ser usados no combate ao uso de drogas e ao encaminhamento de usuários para tratamento especializado. Mas, consequentemente, isso pega também outros crimes”, explicou.

A Eufrásio Correia deverá ter, ainda, um módulo móvel da Guarda Municipal.

Central

Uma central de monitoramento está sendo planejada na sede da Urbs para a vigilância de todo o município. Mas não há previsão ainda, segundo Carvalho, de quando ficará pronto.