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Supermercados

Pratas da casa superam grandes redes na memória do consumidor

Quando o assunto é supermercado, o poder econômico das grandes redes nacionais e multinacionais instaladas no Paraná ainda não conseguiu superar a força das marcas regionais. Pelo menos não na lembrança do consumidor. O resultado do Top Of Mind Paraná 2006 – feito pela Revista Amanhã em parceria com o Instituto Bonilha – traz no topo do ranking das mais lembradas no segmento a bandeira paranaense Condor, com 17,4% das citações. Na segunda colocação está a conterrânea Muffato (14,9%).

"O resultado não chega a ser uma surpresa", avalia o consultor Marcos Gouvêa de Souza, especialista em varejo e consumo. "A presença das grandes redes no Paraná é recente em relação à atuação das locais. Além disso, elas têm competido em igualdade de condições." A bandeira Big – comprada em dezembro passado pelo Wal-Mart, juntamente com os demais ativos da portuguesa Sonae – aparece na terceira colocação, seguida de outro grupo paranaense, o São Francisco, de Maringá.

"Apesar do poder de investimento das grandes redes, os grupos locais têm uma imagem de marca forte e a capacidade de interpretar e reagir rapidamente às necessidades locais", diz o consultor. "Na prática, elas são mais ágeis em reconhecer o que o consumidor quer e retornar isso em produtos e serviços. Por isso, não só no Paraná, mas no mundo todo, elas conseguem sobreviver e não são esmagadas pelas gigantes."

Para o professor de marketing e varejo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Marcelo Piragibe Santiago, a força das marcas paranaenses está ligada, principalmente, à proximidade com o consumidor. "Fugindo de qualquer bairrismo, elas têm uma relação mais humana com o cliente, o que se reflete na lembraça", diz. "A marca Wal-Mart, por exemplo, apesar da força de vendas, ainda está muito ligada à questão comercial."

Para o diretor comercial do Condor, Jefferson de Oliveira, a primeira colocação é resultado de um trabalho que combina transparência, diversidade de produtos e preços competivivos. "Hoje em dia, só se sobrevive no varejo se pensar em um relacionamento de longo prazo e transparente com o consumidor."

Além do segundo lugar no Top Of Mind, o Muffato também aparece como a marca mais citada no ranking da Revista Expressão. "Fomos a primeira marca do estado, no geral e na categoria supermercados, em 2005 e 2006", comemora o diretor do grupo, Everton Muffato. "O grupo tem muita força no interior e uma comunicação forte de massa, já que tem participação nas tevês Tarobá e Londrina", justifica o professor da PUC.

Para o vice-presidente de assuntos corporativos do Wal-Mart, Wilson Melo Neto, o cliente é o maior beneficiado nessa concorrência acirrada entre players locais e grandes redes. "Nós acompanhamos o crescimento do Condor e do Muffato no dia-a-dia. O prêmio mostra como eles estão bem posicionados."

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