Cerca de 23,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2007 deverão ser entregues até as 20h desta segunda-feira, quando termina o prazo para o envio pelo site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Até as 18h de sexta-feira, 18,5 milhões de contribuintes tinham prestado contas ao fisco. Quem optar pela entrega em disquete ou formulário deve ficar atento ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica e dos Correios. ( Ainda dá tempo de aprender a fazer da declaração do IR. Clique aqui e aprenda com o Jogo do Leão ).
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, quem deixar para declarar depois vai arcar com multa de R$ 165,74 no caso dos que não têm imposto a pagar. Esse será também o valor mínimo da multa para quem tem imposto a pagar, que pode variar a até 20% do imposto devido. Além disso, a declaração só poderá ser feita à Receita Federal.
O contribuinte pode enviar a declaração pelo endereço eletrônico da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), mediante entrega de disquetes no Banco do Brasil (BB) e na Caixa Econômica Federal (CEF), ou ainda por meio de formulários, nas agências dos correios. Essas últimas opções são cada vez menos usadas, à medida que se generaliza o acesso à internet.
De acordo com Joaquim Adir, o ritmo de entrega está dentro do esperado, e ele acredita que a projeção feita inicialmente, de receber 23,5 milhões de declarações, será atingida, o que representa crescimento de 8% em relação ao número de contribuintes que declararam no ano passado.
Desde o dia 1 de março, especialistas do IOB, empresa de consultoria com 39 anos de experiência, tiraram as dúvidas dos leitores do Globo Online . Até esta sexta-feira, mais de 600 perguntas foram respondidas. Os internautas ainda poderão tirar suas dúvidas fazendo buscas por assunto entre as questões já respondidas, onde está incluído também um banco de perguntas e respostas elaborado pela IOB.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast