Quem ainda não fez sua declaração de Imposto de Renda 2007 tem até as 20 horas para acertar as contas com o Leão. O prazo termina hoje e a Receita Federal descartou qualquer possibilidade de prorrogá-lo. A expectativa do órgão é que 23,5 milhões de brasileiros enviem sua declaração este ano 7% a mais que em 2006. Até o início da tarde de ontem, 4,5 milhões de pessoas não haviam enviado sua declaração. No Paraná, o número de declarantes deve chegar a 1,54 milhão. A orientação para os retardatários é pressa: nas últimas horas do prazo é possível que o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) receba um volume grande de visitantes e o acesso fique lento.
Termina hoje também o prazo para pagamento do imposto devido, ou da primeira quota, para quem optou pelo parcelamento. A Darf para pagamento do imposto é gerada pelo próprio programa da Receita Federal e pode ser paga em qualquer agência bancária.
Com relação ao pagamento, a Receita trouxe duas novidades neste ano: o parcelamento em até oito vezes e a opção de débito automático em conta corrente. A escolha deve ser feita no fim da própria declaração, nos campos específicos. "O sistema mesmo faz o cálculo do juro para cada parcela, o que também evita erros", explica a supervisora do IR no Paraná e Santa Catarina, Cláudia do Nascimento Thomaz.
Quem não entregar o declaração dentro do prazo vai pagar multa de pelo menos R$ 165,74. A multa é de 1% ao mês, calculada sobre o imposto devido, mas está limitada a 20% da dívida. Para quem não tem imposto a pagar, incide o valor mínimo.
Para quem eventualmente não conseguir todos os dados até o fim do prazo, a contadora Dolores Locatelli, conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), sugere o envio mesmo assim. "Sem dúvida o melhor é mandar com todos os dados corretos. Mas há a opção de mandar assim, para fugir da multa, e depois retificar."
Ainda dentro do prazo, a retificação pode ser feita pela internet, em disquete, ou pelo sistema online, no site da Receita. O contribuinte pode, inclusive, mudar do modelo completo para o simplificado e vice-versa. A partir das 20 horas de hoje, no entanto, a retificação só poderá ser feita pela internet ou entregue em disquete. Nos dois casos, é preciso informar o número do recibo de entrega da última declaração apresentada.
Vale lembrar que o limite das 20 horas é válido apenas para quem vai enviar a sua declaração pela internet através do programa Receitanet ou para preenchê-la pelo sistema online no próprio site. Aqueles que optarem pelo formulário de papel devem ficar atentos ao horário de fechamento das agências dos Correios local obrigatório de entrega. O mesmo cuidado vale para quem quiser entregar o documento em disquete: é preciso checar o horário de fechamento das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião