O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,5% em fevereiro ante janeiro nos Estados Unidos, informou hoje o Departamento do Trabalho do país. No mesmo período, o núcleo do índice - que exclui preços de alimentos e energia, mais voláteis - registrou alta de 0,2%.
A variação do índice cheio ficou em linha com a previsão dos economistas. No caso do núcleo do CPI, economistas esperavam uma alta menor, de 0,1%. Em relação a fevereiro do ano passado, o índice cheio subiu 2,1% e o núcleo cresceu 1,1% em fevereiro de 2011.
O segmento de energia apresentou alta de preços de 3,4% em fevereiro e de 9,8% nos últimos três meses. Já os preços da gasolina avançaram 4,7% em fevereiro, enquanto os preços dos alimentos subiram 0,6%, após alta de 0,5% em janeiro.
Ganho semanal
O ganho médio semanal dos norte-americanos recuou 0,5% em fevereiro, na comparação com janeiro, informou o Departamento do Trabalho. A média de semanas trabalhadas permaneceu inalterada e o ganho médio por hora ajustado à inflação caiu, informou o órgão.