Os motoristas paranaenses que dependem de gasolina e óleo diesel gastarão mais para abastecer a partir da meia noite de sábado (30), confirma o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis-PR), Roberto Fregonese. O aumento acontece depois do anúncio de reajuste feito pela Petrobras nesta sexta-feira (29).
Ainda não há definição em relação ao impacto que a variação terá nos postos de combustível, mas a economista Basilik Litvac, da MCM Consultores, calcula um aumento da gasolina de 2,8% a 3% e do diesel de 6% na bomba. Na inflação oficial, o impacto total da alta dos combustíveis deve ser de 0,12% no IPCA de dezembro. As projeções da economista estão alinhadas com as de um representante do setor de petróleo, que disse que o reajuste da gasolina terá impacto de 3% ao consumidor, enquanto o do diesel deverá variar de 6% a 7% na bomba.
Segundo fato relevante comunicado pela Petrobrás à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o reajuste tem como objetivo "assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina".
Além disso, busca-se alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais e também não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
É o segundo aumento da gasolina em 2013, depois dos 6,6% nas refinarias em janeiro. Para o diesel, trata-se do terceiro reajuste, após os aplicados em janeiro e março, de 5,4% e de 5%, respectivamente. Nesta sexta, o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast