Os preços dos produtos vendidos por meio do comércio eletrônico caíram em média 0,34% em setembro, na comparação com agosto, de acordo com o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e do site Buscapé (Fipe/Buscapé), divulgado nesta quarta-feira, 02.
Dos dez grupos de produtos analisados pelo índice, oito registraram queda de preço em setembro, com destaque para eletrônicos (-1,50%), telefonia (-1,13%) e esportes e lazer (-1 01%). Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 78 tiveram baixa média de preço de 1,22%, enquanto 73 registraram aumento médio de 1%.
Os produtos com as quedas mais expressivas de preço foram leitor de e-book (-3,82%), chuteira (-2,55%), skate (-2,50%), bicicleta ergométrica (-2,33%) e toner para impressora (-2,15%). Já os produtos com as maiores altas foram memória para PC (9,41%), colchão (3,59%), climatizador (3,37%), ar-condicionado (2,65%), cartão de memória (1,48%), máquina de lavar roupa (1,45%), processador (1,45%) e geladeira/refrigerador (1,36%).
Na comparação com igual mês de 2012, setembro registrou queda de 2,78%, com 6 dos 10 grupos apresentando redução de preços. Das 151 categorias de produtos pesquisadas, 89 apresentaram alta média de 2,56%, enquanto 62 registraram recuo médio de preço de 6,20%.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast