O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China caiu 1,7% em junho ante igual período do ano passado, marcando o quinto mês consecutivo de declínio, de acordo com dados divulgados pelo governo chinês. A queda do CPI em junho superou a média das estimativas dos economistas, que esperavam um declínio de 1,3%, e também foi maior que o recuo de 1,4% registrado em maio.
Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) registrou queda de 7,8% em junho em relação a igual período do ano passado, recuando pelo sétimo mês consecutivo. O resultado de junho foi maior que a queda de 7,4% apurada em maio. Os economistas tinham previsto um recuo de 7,4% do PPI no mês passado.
Investimentos
O investimento em ativo fixo urbano na China subiu 33,6% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2008, superando o aumento de 32,9% registrado nos primeiros cinco meses de 2009, mostraram dados do governo. A alta foi inferior à previsão dos economistas, de aumento de 34%. Os investimentos em ativos fixos nacional, que incluem investimentos na área rural, cresceram 33,5% no primeiro semestre, acima da alta de 28,8% nos primeiro trimestre.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast