O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro, que reúne os 16 países que utilizam o euro como moeda, subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. Na comparação com fevereiro do ano passado, houve alta de 0,9%.
O núcleo do CPI, que exclui preços voláteis de energia, alimentos, álcool e tabaco, subiu 0,4% em fevereiro ante janeiro e avançou 0,8% na comparação com fevereiro de 2009. Excluindo o tabaco, o CPI subiu 0,3% e 0,7%, respectivamente.
Na Alemanha, maior economia da zona do euro, o CPI subiu 0,4% em termos mensais e 0,5% em termos anuais. Outras economias que registraram desaceleração de preços em fevereiro, na comparação com janeiro, foram a Espanha e a Itália.
Na França, segunda maior economia na zona do euro, o CPI subiu 0 6% em fevereiro ante janeiro e 1,3% em relação a fevereiro do ano passado. Na União Europeia, o CPI subiu 0,3% em fevereiro ante janeiro e avançou 1,4% em relação a fevereiro de 2009.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast