O e-Flation, índice de preços na internet, manteve em setembro a tendência de queda apresentada ao longo do ano e voltou a registrar deflação, de -0,23%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração, de São Paulo, em parceria com a consultoria Felisoni & Associados.
Para o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo, a variação negativa está relacionada aos lançamentos e promoções de alguns itens. "O grupo Telefonia e Celulares encabeça as ações promocionais do período, gerando a ligeira deflação dos valores praticados no comércio on-line", explica Felisoni.
Na apuração, o grupo Telefonia e Celulares aponta a maior queda de preços, representando -3,04%. Na seqüência aparecem as categorias Cine e Fotos, com -1,60%, e Linha Branca, com -0,20%.
A tímida queda, no entanto, não foi suficiente para atingir outros itens do e-commerce, que registram alta: Livros, 1,70%; Brinquedos, 1,45%; Eletroportáteis, 0,91%; Eletroeletrônicos, 0,48%; Perfumes e Cosméticos, 0,39%; Informática, 0,13%; CDs e DVDs, 0,09%.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A verificação da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte e serve como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast