O aumento da participação de empresas de telefonia no mercado de TV por assinatura, o que permite a oferta de pacotes de convergência, deve promover novas reduções no preço do serviço. Na avaliação da diretora-geral da TVA, Leila Loria, a queda no custo para o consumidor pode chegar, nos próximos dois anos, na casa dos dois dígitos. Leila lembra que nos últimos dois anos a queda no custo para o consumidor já chegou a 20%.
Os pacotes de convergência _ que incluem telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e 3G_ têm sido a alternativa encontrada por operadores de telecomunicações para ganhar escala. A estratégia é tida por Leila, inclusive, como uma forma de conter clientes em época de crise. "Só o serviço de TV por assinatura fica mais vulnerável de ser cortado pelo cliente em época de crise. Mas os pacotes oferecem preços competitivos para o conjunto de serviços", destaca ela.
A TVA anunciou nesta quinta-feira (11) parceria com a Vivo para oferecer um pacote de serviços de telefonia e TV por assinatura. O pacote mais simples inclui 61 canais de TV, 250 megabites por segundo de banda larga, 120 minutos de telefonia móvel e 200 minutos para fixa a R$ 221,80. Nos três primeiros meses, a mensalidade sai a R$ 128,90. A empresa cobrará R$ 10 pelo modem.