Os preços mundiais de alimentos atingiram o menor nível em quatro anos em agosto, refletindo principalmente a queda dos preços de lácteos e grãos, disse nesta quinta-feira (11), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O índice da FAO, que mede a variação mensal dos preços de uma cesta de commodities agrícolas, registrou em agosto média 196,6 pontos, queda de 3,6% ante julho e o menor nível desde setembro de 2010.
Os preços de lácteos lideraram a queda em meio à oferta abundante e demanda enfraquecida, disse a FAO. A decisão da Rússia de suspender a importação de lácteos de vários países, no começo do mês, ajudou a deprimir os preços, disse a organização, acrescentando que a fraca demanda chinesa por leite em pó integral também influenciou o mercado.
Além disso, os preços de grãos caíram 1,5% em agosto em relação ao mês anterior, com a expectativa de oferta global ampla. "O ano de 2014 deve ter produção recorde de trigo, e o grão continuou caindo em agosto, atingindo o menor valor desde julho de 2010", disse a FAO. "Da mesma forma, condições quase ideais de desenvolvimento em importantes áreas produtoras, além de estoques abundantes, levaram o milho ao menor patamar em quatro anos."
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast