Os preços de produtos do comércio eletrônico registraram queda de 1,28% em dezembro ante novembro, de acordo com o índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e do site Buscapé (Fipe/Buscapé). O levantamento, divulgado nesta terça-feira, reforça a tendência deflacionária dos preços no e-commerce nos últimos 23 meses, já que houve variação positiva apenas em agosto de 2011 (0,59%) e em janeiro de 2012 (0,90%).
Das 151 categorias de produtos dos dez grupos pesquisados em dezembro, 105 tiveram queda de preço de, em média, 1,31%, enquanto 46 tiveram aumento de preço de, em média, 0,04%. No período acumulado de 12 meses encerrados em dezembro, o índice Fipe/Buscapé registrou queda de 7,79%, com recuo em nove dos dez grupos.
Entre os grupos avaliados no mês passado, nove apresentaram recuo nos preços: brinquedos e games (-2,98%), eletrônicos (-2 93%), moda e acessórios (-1,57%), esporte e lazer (-1,23%), telefonia (-0,97%), casa e decoração (-0,83%), eletrodomésticos (-0,83%), fotografia (-0,72%) e informática (-0,33%). Apenas o grupo cosméticos e perfumaria registrou alta, de 0,34% na mesma base de comparação.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast