O índice Fipe/Buscapé, que indica a média de preços no e-commerce, registrou alta de 0,85% em setembro. É o quarto mês em que o setor apresenta aumento de preços em 2015. No acumulado dos últimos nove meses, a variação foi de 6,38%.
Dos dez grupos que compõem o índice, seis apresentaram aumento de preço em setembro: Eletrodomésticos (1,71%), Informática (1,41%), Eletrônicos (1,15%), Esportes e Lazer (0,52%), Cosméticos e Perfumaria (0,16%) e Brinquedos e Games (0,11%). Dos grupos que tiveram queda de preço, Casa e Decoração registrou a maior variação: -1,77%.
Os aumentos de preços nos últimos nove meses refletem, segundo a Fipe/Buscapé, a desvalorização do real e a elevação geral dos preços no país. As categorias que têm mais peso no e-commerce são diretamente influenciadas pelo câmbio: eletrônicos, informática, fotografia e telefonia.
O Índice de Preços Fipe/Buscapé analisa uma cesta de produtos diferente daquela avaliada pelos índices de preços gerais e foca em itens que são comercializados de forma mais significativa por meio da internet.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast