Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Prefeitura vai remover postes clandestinos da Av. Visconde de Guarapuava

Postes com fios soltos na esquina da Lourenço Pinto com Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba | Brunno Covello / Gazeta do Povo
Postes com fios soltos na esquina da Lourenço Pinto com Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba (Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo)

Postes considerados clandestinos começarão a ser removidos da região central de Curitiba na próxima quarta-feira (2), na Avenida Visconde de Guarapuava. O trabalho, feito em parceria da prefeitura com a Copel, deve durar dois dias e vai interromper parcialmente o trânsito. Clientes de operadoras de telefonia, internet ou de TV a cabo que moram ou trabalham na região podem ficar sem sinal. A recomendação é que os clientes eventualmente prejudicados entrem em contato com as operadoras. Serão arrancados 14 postes.

A "guerra dos postes", com a ameaça da retirada da fiação ou dos postes clandestinos, já dura quase um ano. Em maio de 2013, foram detectados 205 pontos com irregularidades, como fiações não identificadas e até colocadas em postes de sinalização. Desde então, foram feitas reuniões entre as empresas donas das fiações, a Prefeitura, o Ministério Público e a Copel, que compartilha os postes com as empresas.

No começo, foi dado o prazo de 60 dias para a regularização por parte das empresas. Depois foram feitos grupos de trabalho. Até agora, de acordo com a Prefeitura, "nada foi feito para ajustar a situação".

Dos 205 pontos irregulares, 55 foram identificados. Esses postes são de responsabilidade de três empresas - que não tiveram os nome divulgados - que foram multadas em R$ 1,6 mil por unidade, por usurpação de espaço público.

O Diário Oficial do município publicou, nesta quinta-feira (27), a lista com os primeiros 77 postes declarados abandonados. Todos eles são da região central e adjacências. Os outros postes não identificados serão declarados como abandonados nos próximos dias e depois arrancados. Logo depois da retirada, a calçada já será refeita, de acordo com a prefeitura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.