O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse que o governo continuará aplicando políticas de estímulo econômico durante um discurso a autoridades do Ministério das Relações Exteriores, informou a rádio estatal. Wen reiterou que o governo manterá sua política para melhorar o mecanismo de câmbio e a cotação da moeda em nível "equilibrado e razoável".
Já o vice-presidente do Banco do Povo da China (o banco central chinês), Su Ning, elogiou o fato de que mais bancos estejam envolvidos no projeto piloto para utilizar o yuan como moeda em acordos comerciais. Cerca de 10 bancos em Xangai estão ativamente se preparando para o projeto piloto e alguns bancos estrangeiros também expressaram interesse, disse Su em entrevista para a revista China Finance, que tem apoio do banco central.
Pequim lançou um programa piloto para operações comerciais em yuans entre algumas companhias selecionadas e bancos comerciais determinados, como parte dos esforços para promover a utilização da moeda chinesa nas transações de comércio do país e reduzir gradualmente sua dependência do dólar. Até o momento, o Banco da China e o Banco de Comunicações já fecharam operações de comércio em yuans dentro do programa piloto.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast