Os mercados de ações norte-americanos fecharam em queda nesta terça-feira, em meio às dúvidas de investidores sobre a sustentabilidade do rali face a novas preocupações com o crescimento dos lucros corporativos.
O índice Dow Jones ficou estável, a 12.807 pontos. O Standard & Poor's 500 caiu 0,34 pontos, para 1.356 pontos. O Nasdaq perdeu 0,78 por cento, para 2.841 pontos.
Investidores alvejaram empresas que tiveram bom desempenho recentemente, particularmente do setor de energia, que também foi golpeado pela queda nos preços do petróleo. O índice de energia do S&P perdeu 2,4 por cento nesta terça-feira, enquanto os futuros de petróleo caíram mais de 2 por cento.
O Nasdaq foi pressionado pela baixa nas ações da Sears Holding, após a empresa afirmar que terá prejuízo no primeiro trimestre. A Cognizant Technology Solutions foi outra companhia cujos papéis pesaram no índice, caindo com forte volume conforme investidores se concentraram nas baixas taxas de crescimento da empresa.
"Há temores de que o mercado esteja um pouco superaquecido, e algumas pessoas estão aproveitando a oportunidade para embolsar parte dos lucros", disse Peter Jankovskis, um dos vice-presidentes de investimentos da OakBrook Investments, em Illinois.
O S&P 500 caiu pela segunda sessão após atingir seu maior nível em quase três anos na sexta-feira, ao fim de um rali de duas semanas.
"Temos tido uma ótima temporada de balanços corporativos, mas acima disso, não há muita coisa no horizonte a motivar mais ganhos no mercado de ações", disse Jankovskis.