As bolsas de valores norte-americanas caíram nesta quarta-feira, pressionadas pelo aumento das preocupações com o setor de crédito imobiliário de risco que, na opinião do chairman do Federal Reserve, pode afetar o crescimento econômico dos Estados Unidos.
Resultados decepcionantes de companhias líderes também pesaram sobre o mercado. As açoes da Intel e Yahoo caíram quase 5 por cento com balanços abaixo da expectativa.
O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,38 por cento, para 13.918 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,47 por cento, para 2.699 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,21 por cento, para 1.546 pontos.
O clima ruim começou na terça-feira, quando o Bear Sterns disse que dois fundos de hedge com grandes aplicações em crédito imobiliário de risco valiam praticamente nada, confirmando as previsões mais pessimistas. Mais tarde, o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, afirmou que o pior da desaceleração no setor ainda não passou.
"A preocupação com o crédito imobiliári ou de risco está empurrando o mercado para baixo --o Bear Sterns é um caso isolado ou é contagioso?", disse Georges Yared, estrategista-chefe de investimentos da Yared Investment Research, em Minneapolis.
"E depois o chairman do Fed dá mais um banho de água fria em termos de uma expectativa de menor crescvimento e de uma correção mais extensa do mercado imobiliário", acrescentou.