O prazo para acertar as contas com o Leão será mais curto neste ano. A temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda 2014 só começa depois do Carnaval, no dia 6 de março.
INFOGRÁFICO: Veja os detalhes do processo de declaração do Imposto de Renda de 2014
O programa estará disponível para download a partir da próxima quarta-feira, dia 26 de fevereiro. O prazo para envio das declarações termina no dia 30 de abril. Quem se atrasar paga multa que pode variar de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74, segundo a Receita Federal.
A previsão é de que dentro de duas semanas cerca de 27 milhões de contribuintes comecem a prestar contas ao Fisco. No Paraná, a Receita espera 1,6 milhão de declarações.
Quem que não quiser ser retardatário nesta corrida pode aproveitar o feriado de Carnaval para colocar a papelada em dia e preparar a declaração. Além de evitar erros que podem fazer o contribuinte cair na malha fina, quem se antecipa e envia a declaração via internet tem prioridade na hora de receber a restituição do IR, que começa em 16 de junho e vai até o dia 15 de dezembro.
Há dois modelos de declaração: simplificado ou completo. Quem optar pelo modelo completo deve ficar atento aos comprovantes e recibos, observa o advogado Fabio Artigas Grillo, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. "Fornecer ou utilizar recibos frios configura crime contra a ordem tributária, sujeitando-se o contribuinte infrator a multa de 150% e pena de reclusão de dois a cinco anos", alerta.
O contribuinte pode resgatar a declaração do ano anterior e importar os dados, mas é preciso observar atentamente quais foram as mudanças e atualizar as informações para o acerto de contas com o Leão neste ano.
Além do programa da Receita Federal (Receitanet), os contribuintes podem enviar as declarações por meio de tablets e smartphones pelo sistema m-IRPF. Para acessá-lo, o contribuinte precisa baixar um aplicativo Pessoa Física disponível nas lojas App Store ou Google play. Segundo a Receita Federal, o aplicativo só estará disponível a partir de 6 de março. O modelo de declaração pré-preenchido pela Receita Federal poderá ser usado apenas pelos contribuintes que têm certificado digital.
Precisam entregar a declaração de IR os contribuintes que tiveram, em 2013, rendimentos tributáveis salário, aposentadoria, aluguel acima de R$ 25.661,70. Quem teve rendimentos abaixo desse valor está isento, mas deve se certificar se não se encaixa em outra modalidade de doação, avisa Vergilio Concetta, supervisor regional da Receita Federal.