O diretor-presidente da HouseCricket Digital & Direct, empresa especializada em marketing digital, Fabiano Cruz, diz que infelizmente poucos se preocupam em serem acessados facilmente nos dispositivos móveis porque "a presença na internet ainda é vista como gasto por algumas empresas". Ele lembra que aquelas que pensam em como o cliente pode acessar o site da melhor forma vêm ganhando notoriedade e se destacando no mercado, "pois quanto maior a sua presença nos dispositivos, maior é a associação que os consumidores fazem ao segmento que elas atuam".
Realmente há um custo maior quando se pensa em preparar um site para que ele se adapte automaticamente ao aparelho que está sendo utilizado no momento do acesso. Tiago Stachon, diretor de Planejamento e sócio da The Getz, explica que o custo não é multiplicado por três (PC, Celular e iPad), mas há um aumento representativo. "Cerca de 60% para atender bem as três plataformas", completa. Para Cruz, o investimento vale a pena porque o número de dispositivos espalhados pelo mercado não para de crescer.
Antonio Maganhotte Junior, diretor da Polvo, ressalta que há um custo maior no caso de um site que foi desenvolvido especificamente para a empresa. Já se ela está usando uma plataforma comprada ou uma solução de código aberto, vale a pena procurar uma que já forneça versões móveis do site. Tem suas limitações, completa, mas é um ótimo começo para pequenas empresas. "Para dar um exemplo não-comercial, cito o WordPress, que é uma plataforma de conteúdo aberta e gratuita usada por 16% dos websites do planeta". Ele tem diversas extensões que criam versões mobile do site de maneira simples e rápida, normalmente sem custo.
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