O presidente da Argentina, Alberto Fernández, viajará ao Brasil na próxima terça-feira (2) para discutir questões de cooperação comercial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo confirmaram fontes oficiais à Agência EFE nesta sexta-feira (28).
A reunião de trabalho abordará a agenda bilateral, como a evolução do comércio e o progresso na implementação dos acordos de cooperação assinados nos últimos meses, quando os dois presidentes relançaram a aliança estratégica mútua.
A reunião presencial vai dar continuidade à conversa por telefone que Lula e Fernández tiveram nesta semana, em um contexto de alta tensão cambial na Argentina.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, que está interessada em mecanismos de compensação financeira para os vínculos comerciais, como o swap cambial que mantém com a China, especialmente nestes dias em que está sofrendo incertezas cambiais como resultado da escassez de moeda estrangeira e da alta inflação (104,3% no período de um ano em março).
Durante a conversa por telefone, os presidentes revisaram os acordos de cooperação mútua assinados em 23 de janeiro - quando Lula visitou a Casa Rosada, sede do governo argentino - nas áreas econômica e financeira, de defesa, saúde e ciência, tecnologia e inovação, como parte do relançamento da aliança estratégica entre os dois países.
Ao mesmo tempo, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, se reuniu nesta sexta-feira com empresários - principalmente do setor automotivo – “para acelerar” as importações e exportações com o Brasil e “trabalhar para consolidar” a relação comercial entre os dois países, segundo porta-vozes.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast