O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou que os três nomes indicados para as diretorias do Banco Central devem ser sabatinados até o dia 14 de dezembro.
“Tem que dar um período de pelo menos uma semana pra eles fazerem a tradicional visita aos senadores, então provavelmente a gente marca a sabatina no dia 11 se der tudo ok, ou pode marcar uma reunião extra na comissão, para quarta ou quinta-feira”, afirmou Cardoso à CNN Brasil.
Os nomes dos futuros diretores foram definidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciados pelo BC, na última sexta-feira (29). A previsão é que a mensagem com as indicações ao Senado seja encaminhada na próxima semana.
O atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, assumirá a presidência do BC no ano que vem. O escolhido para substituir Galípolo é Nilton David, que atualmente trabalha no Bradesco.
Para a Diretoria de Relacionamento Institucional, Cidadania e Supervisão de Conduta, a indicada é a atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Izabela Correa. Ela substituirá a diretora Carolina de Assis Barros, cujo mandato acaba no fim do ano, informou a Agência Brasil.
O indicado para a Diretoria de Regulação foi Gilneu Vivan, servidor de carreira da instituição e atual chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor). Ele substituirá o diretor Otávio Damaso, cujo mandato também se encerra no fim de 2024.
Na avaliação do senador Vanderlan Cardoso, os indicados "são muito bons" e não devem enfrentar resistência na comissão. Segundo o parlamentar, os três serão sabatinados ao mesmo tempo na CAE e assim que forem aprovados na comissão, seguem para análise no plenário do Senado onde cada um precisa conquistar ao menos 41 votos.
Se os nomes forem aprovados pelos senadores em 2024, os indicados passarão a exercer o cargo a partir de 1° de janeiro de 2025.
Devassa jurídica das emendas pode chegar a mais de uma dezena de partidos em ao menos 17 estados
Mudança contraditória no STF beneficia novatos indicados por Lula; acompanhe o Sem Rodeios
Petrobras sob pressão: alta do dólar pode encarecer preço dos combustíveis
Brasil registra aumento de 25% na população em situação de rua
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast