O presidente da J&F, holding controladora do frigorífico JBS e do banco Original, Joesley Batista, disse nesya segunda-feira (24) que o Banco Central encerrou o processo sobre triangulação financeira envolvendo a instituição financeira e o Banco Rural."O BC já julgou e aplicou multa de R$ 200 mil a cada um dos dez diretores do banco Original. O BC sequer inabilitou os diretores e aplicou uma pena branda por reconhecer que não há grandes problemas", disse Joesley a jornalistas durante o Global Agribusiness Forum, em São Paulo.
O executivo negou o seu envolvimento no caso. "Eu não sou diretor do banco, sou presidente da holding. Me enfiaram nesse rolo porque o meu nome vende jornal", afirmou.
Depois de ter passado pela Polícia Federal, que indiciou Joesley Batista e Kátia Rabello, então presidente do Banco Rural, por suspeita de crime contra o sistema financeiro o caso está, neste momento, sendo avaliado pelo Ministério Público Federal.
Caso
Três representantes do Banco Rural presos pelo mensalão eram suspeitos de crime contra o sistema financeiro numa transação de R$ 80 milhões envolvendo o grupo J&F.Foram indiciados pela Polícia Federal representantes do Rural condenados pelo mensalão Kátia Rabello, Vinícius Samarane e José Roberto Salgado, que cumprem pena pelo mensalão-, Joesley Batista e outras 13 pessoas.
Segundo investigadores, eles teriam participado de uma sequência fraudulenta de operações financeiras e empréstimos bancários arquitetada para tentar burlar a legislação e aumentar o capital do Banco Rural. O caso foi noticiado em fevereiro pelo jornal "O Estado de S. Paulo".