• Carregando...

O empresário José Carlos Pisani, de 60 anos, presidente do grupo Imaribo, morreu na tarde de quinta-feira no Chile, vítima de um acidente nas imediações da capital Santiago. A caminhonete em que estava, a caminho do Vale Nevado, deslizou no gelo e caiu num despenhadeiro. O motorista do veículo sobreviveu e está internado em estado grave em Santiago. O corpo do empresário não havia sido liberado para ser transportado ao Brasil até a noite de ontem e a família aguardava procedimentos burocráticos.

Pisani – conhecido como Caio – deixa a esposa, Vera, e os filhos José Carlos, Ricardo e Daniela. Natural de Tangará (SC), o empresário era engenheiro químico especializado em administração de empresas. Além da presidência do grupo fundado por seu avô, Marino Pisani, em 1943, em Rio Bonito (atual Tangará), ele foi presidente de diversas associações empresariais do ramo de papel e celulose.

O Grupo Imaribo, cuja presidência será assumida pelo irmão de José Carlos, Paulo Roberto Pisani, começou com a Madeireira Rio Bonito, em Monte Carlo, Santa Catarina, cuja atividade foi expandida depois para o Paraná. Nos dois estados o grupo produz papéis, papelões e celulose sob o nome de Iguaçu Celulose. A empresa é a principal fornecedora nacional de celulose fibra longa não branqueada, de papel base para carbono e um dos quatro maiores produtores brasileiros de sacos multifoliados, com 1,1 mil funcionários diretos.

A unidade localizada em São José dos Pinhais produz papéis especiais de baixa gramatura. Em Piraí do Sul (Norte Pioneiro), a empresa faz celulose não branqueada fibra curta e fibra longa. Em Campos Novos e Frei Rogério (ambas em Santa Catarina), duas fábricas produzem sacos multifoliados, papel kraft, papelão e pasta mecânica.

Um dos pontos fortes da operação do grupo é a área própria de floresta plantada. A Reflorestadora Monte Carlo supre as fábricas com madeira de seus 31 mil hectares de área reflorestada. O grupo também atua como revendedor de veículos com a Nórdica, distribuidora de ônibus e caminhões Volvo, e com a Champagnat, concessionária da General Motors.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]