A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou hoje que acredita que a inflação no País já está sob controle. A empresária defendeu, no entanto, um pacto entre o governo e empresários para evitar aumentos de preços no País. "A inflação já está totalmente sob controle a partir deste mês", disse Luiza em entrevista após participar de um encontro sobre empreendedorismo feminino promovido pela Dell no Rio de Janeiro.
Segundo ela, já foi possível sentir uma queda do consumo por conta das medidas tomadas pelo governo para tentar frear o ritmo de crescimento da economia. "Em abril, houve uma queda no consumo de modo geral, que eu achei positiva. Mas não foi uma volta ao passado", declarou. Ela acrescentou que o resultado dessa estratégia veio mais rápido do que o esperado. "O governo tomou várias medidas, que até achávamos que iriam demorar (a surtir efeito), mas foi mais rápido", disse.
Sobre o pacto que propôs, ela afirmou que seria nos mesmos moldes de quando o governo resolveu reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como forma de incentivar o mercado interno e descolar o Brasil da crise financeira internacional. "Ele (o ex-presidente Lula) chamou todos os empresários para um pacto: reduziu o IPI e a gente não podia subir os preços." Luiza defendeu uma nova redução de impostos para produtos cujas matérias-primas estejam sofrendo elevação de preço, sem identificar quais seriam. "Essa mesma união temos que fazer agora."
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião