O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, propôs ao presidente Lula a construção de uma ligação entre os dois países e a produção conjunta de biocombustível, durante encontro no Palácio do Planalto. A ligação, segundo o equatoriano, daria ao Brasil uma saída para o Oceano Pacífico e ao Equador uma saída para o Atlântico.
Formada por estrada e hidrovia, conectaria o porto equatoriano de Manta a Manaus. De acordo com ele, o custo do projeto seria de US$ 2 bilhões e envolveria dragagem de rios, construção de estradas e de um aeroporto. Como os dois países não fazem fronteira, teria de ser feita através do Peru.
- É um projeto muito interesse para toda a América do Sul porque permitiria evitar, por exemplo, o transporte de cargas pelo Canal do Panamá, o que leva muito tempo e dinheiro. Estamos pensando em conjunto esse projeto. Não pode haver integração sem desenvolvimento, com estradas e pontes unindo os países - afirmou Correa.
O desenvolvimento de infra-estrutura entre os países do continente está previsto pela Iirsa (Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Suramericana). No início do ano, por exemplo, foi inaugurada uma ponte entre o Brasil e o Peru, sobre o Rio Acre.
Sobre o biocombustível, o equatoriano disse:
- Queremos desenvolver energia alternativa no Equador. O Brasil pode dar uma grande ajuda.
Ele se aos programas de biodiesel que o governo brasileiro vem implementando.
O presidente eleito também afirmou que a Petrobras pode ajudar seu país e que existem planos de ampliar as operações da estatal brasileira. Lula não comentou nenhum destes assuntos.
Os dois viajaram para Cochabamba, na Bolívia, onde participam da 2ª Reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast