San Francisco - O Yahoo vai fechar o GeoCities, serviço gratuito que hospeda páginas pessoais de consumidores. A unidade foi adquirida há dez anos, no auge do boom da Internet, por mais de US$ 4 bilhões de dólares. Uma nota na página de assistência do GeoCities anunciava que o serviço não aceitaria novos assinantes a partir da quinta-feira passada, e que seria fechado antes do final do ano. Detalhes adicionais sobre como os usuários poderão preservar os dados hospedados no serviço serão divulgados dentro de alguns meses.
A medida surgiu alguns dias depois que o Yahoo anunciou a demissão de quase 700 funcionários, ou 5% de sua força de trabalho. Desde que Carol Bartz assumiu como presidente-executiva, em janeiro, o Yahoo vem podando diversos produtos e propriedades, a fim de cortar custos e se concentrar em áreas fundamentais, à medida que procura reanimar o crescimento em uma economia difícil e diante da feroz concorrência do Google. Na semana passada, o Yahoo havia anunciado o fechamento do Jumpcut, um serviço online de edição de vídeos.
O Yahoo adquiriu o GeoCities em 1999, em uma transação com pagamento em ações avaliada em US$ 4,6 bilhões. O GeoCities esteve entre as primeiras empresas a construir comunidades online, e no final dos anos 90 seu serviço hospedava mais de 3,5 milhões de sites pessoais. Mas o GeoCities perdeu prestígio nos últimos anos diante de uma nova geração de sites de redes sociais como o Facebook e o MySpace, que ganharam popularidade entre os internautas. "Decidimos descontinuar a assinatura de novos usuários para o GeoCities, porque nosso foco será ajudar nossos clientes a explorar e construir novos relacionamentos online de outras maneiras", informou o Yahoo em comunicado. "Como parte dos atuais esforços do Yahoo para construir produtos e serviços que propiciem a melhor experiência possível aos consumidores e os melhores resultados para os anunciantes, estamos ampliando os investimentos em algumas áreas e cortando em outras", afirmava o comunicado.
O GeoCities foi fundado em 1994. Em seu conceito original, o site era dividido em áreas temáticas, cada um com o nome de uma cidade ou região do mundo real daí o nome GeoCities. Desse modo, uma página que tratasse de tecnologia seria hospedada em Silicon Valley, e uma sobre cinema iria para a área Hollywood. Essa metodologia foi abandonada ainda nos anos 90.
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