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INSS

Previdência aposta no atendimento pela Internet para reduzir filas nas agências

Desde o início do mês é possível agendar perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela internet em todo o país. Com isso, o Ministério da Previdência Social espera reduzir as longas filas que atrapalham o atendimento nas agências, onde 60% do movimento é de segurados que procuram o órgão para marcar a perícia, exame necessário para solicitação de auxílio-doença.

O agendamento pode ser feito acessando o site www.previdencia.gov.brou pelo telefone 135, que permite ao segurado falar com um atendente que, por sua vez, está conectado à web para realizar a marcação. Como grande parte da população não tem acesso à rede, o Ministério vem realizado convênios que ampliem o alcance da nova ferramenta.

Em Curitiba, na tarde de ontem, o ministro Nelson Machado assinou um acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e com a Federação do Comércio para que essas instituições estimulem seus associados a agendar as perícias pela internet. "Não custa nada ao patrão, pois a maioria das empresa está ligada à internet", disse o ministro.

Nos estados em que a parceria com federações já está funcionando (Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), segundo Machado, 35% das consultas já são agendadas pela internet, alcançando índice de 70% em algumas cidades.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias, Rodrigo da Rocha Loures, as indústrias do Paraná estão sensíveis a toda iniciativa que favoreça melhorias em saúde. "O agendamento eletrônico vai desburocratizar o processo", diz. Segundo ele, a própria indústria tem interesse em prover esse benefício, que vai agilizar a concessão do auxílio-doença. As 30 mil indústrias do estado empregam cerca de 500 mil funcionários. De acordo com o presidente da Fiep, praticamente todas têm acesso à rede.

Já o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, não considera tarefa fácil estimular suas empresas associadas. "Mas elas vão perceber que é interessante, porque perdem muito tempo liberando os funcionários para ir ao INSS, onde encontram filas e às vezes precisam voltar vários dias", lembra. Ele também destaca o serviço social prestado pelas empresas, que somam 300 mil (incluindo comércio, serviços e setor de turismo) e geram 1,8 milhão de empregos. "Nossos sindicatos filiados e as redes Sesc e Senac também poderão realizar marcação", afirma.

Um convênio com o Banco do Brasil também vai facilitar o agendamento. O banco possui 1,5 mil centros de inclusão digital onde os segurados podem ter acesso à rede mundial de computadores. "Hoje é só para a previdência médica, e mais à frente será possível agendar todo o atendimento da Previdência", garante o ministro. Ele lembra que recebeu do presidente Lula a missão de acabar com as filas.

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