A SpaceX lançará sua cápsula "Dragon" em uma missão não tripulada à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em fevereiro, no que será a primeira tentativa de uma empresa privada de se acoplar ao laboratório em órbita, disse a NASA nesta sexta-feira.
O voo e o acoplamento estão programados para o dia 7 de fevereiro de 2012, disse a agência espacial americana em um comunicado.
"A SpaceX realizou um incrível progresso nos últimos meses preparando a Dragon para sua missão à estação espacial", afirmou Bill Gerstenmaier, administrador do departamento de Exploração Humana e Missões Operativas da NASA.
"Desejamos que essa seja uma missão bem sucedida, que abra uma nova era na entrega comercial de carregamentos para esse laboratório internacional em órbita", acrescentou.
A SpaceX, propriedade de Elon Musk, empresário de internet e fundador do PayPal, se transformou em dezembro do ano passado na primeira organização comercial a por em órbita sua nave espacial e voltar à Terra.
Empresas privadas, entre elas Boeing e Sierra Nevada, competem para ser os primeiros a criar um dispositivo espacial capaz de substituir o transbordador espacial americano retirado de circulação em meados do ano.
A primeira missão tripulada de uma empresa privada não é esperada até 2015. No entanto, os astronautas dependem da Rússia para realizar trajetos à ISS a bordo da nave Soyuz.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast