As empresas têm até esta segunda-feira (30) para pagar aos seus funcionários a primeira parcela do 13.º salário. Em dezembro é a vez da segunda parte cair na conta – o prazo termina no dia 18. Para pagamentos em dinheiro, o limite é o dia 20.
Como na primeira parcela não há nenhum tipo de desconto, o trabalhador irá receber 50% do seu salário atual, no caso de quem já começou o ano trabalhando na empresa. Sobre a segunda parcela haverá os descontos do INSS e do Imposto de Renda. Quem foi contratado ao longo do ano também terá direito à gratificação, mas ela será proporcional ao período trabalhado.
Para chegar ao valor da primeira parcela, o trabalhador deve dividir seu salário bruto por 12 e, depois, multiplicar o resultado encontrado pelo número de meses em que trabalhou até outubro – mês de referência para o cálculo da primeira metade do 13.º salário. No caso da segunda parte, são considerados os meses em serviço até dezembro.
A parcela será equivalente à metade do valor encontrado no cálculo, sem descontos. Se o tempo de trabalho for fracionado, o período igual ou superior a 15 dias será considerado como mês integral.