Primeira fintech de capital aberto na bolsa brasileira, o Banco Inter (BIDI4) divulgou o balanço completo de seus resultados financeiros na última quarta-feira (31).
Para o deleite do mercado, os números continuam confirmando os fatores que fizeram a ação disparar entre setembro e outubro: aumento significativo na base de clientes e, mais importante ainda, consistência na curva financeira positiva.
LEIA MAIS >> BC mantém Selic em 6,5% ao ano; renda fixa fica cada vez menos atraente
No trimestre, o lucro líquido do banco digital ficou em R$ 19,1 milhões – aumento de 83% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O custo de captação, relevante na análise de empresas em crescimento, foi reduzido em 12,1 pontos porcentuais na comparação com 2017, para 83,8% do CDI.
Ao mesmo tempo, a abertura de contas segue impressionante: são mais de 6 mil novos clientes por dia útil, de acordo com o relatório do balanço. No trimestre foram abertas 308 mil contas, o que totalizou 1,05 milhão de clientes para a fintech.
Mais importante ainda, a instituição vem aumentando o engajamento dos correntistas. O número de usuários mensais ativos, ou seja, aqueles que geram receita para o banco no mês, cresce vertiginosamente e estava acima de 600 mil em setembro.
Para João Vitor Menin, presidente da instituição, o trimestre “foi espetacular”. Ele vê os números como prova de um “ciclo virtuoso do modelo de negócios” – e é justamente isso que os investidores buscam na empresa quando compram seus papeis na bolsa.
“Somos um negócio que ainda apresenta padrão de crescimento exponencial”, disse, no mês passado, o diretor de Relações Internacionais da empresa ao InfoMoney. “A maioria das empresas da bolsa brasileira são tradicionais, com pouco potencial de ampliação rápida”.
Procura pelos papeis da fintech é grande
Graças a isso, é relevante o número de investidores institucionais em busca da empresa. Na segunda-feira desta semana, a gigante gestora BlackRock adquiriu 2,4 milhões de ações preferenciais do banco, passando a deter 4,8% do total destes papeis. Pouco antes, em meados de setembro, a Ponta Sul Investimentos tornou-se detentora de 15,4% das ações preferenciais.
A respeito do resultado trimestral, o analista Thiago Kapulskis, do BTG Pactual, destacou também o potencial de novos produtos, assumindo que a venda cruzada vem desempenhando papel relevante no crescimento do banco. Recentemente, o Inter apresentou sua caderneta de poupança e produtos de câmbio; em dezembro, deve lançar um home broker.
No pregão desta quinta-feira, após os resultados, os papéis do Banco Inter chegaram a disparar 4,09%, mas rapidamente amenizaram a alta, que fica em 1,15% pela manhã. No mês, a alta acumulada ficou em 40,28%.
Militares e policial federal são presos por suposta tentativa de golpe de Estado e plano para matar Lula
Texto do Brasil é aprovado no G20; Milei se opõe à Agenda 2030 e a limite à liberdade de expressão
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Enel quer renovar concessão de energia em São Paulo por mais 30 anos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast