O mercado brasileiro incorporou sem grandes critérios a demoninação MBA (do inglês, Master in Business Administration ou Mestrado em Administração de Empresas), criado para designar os mestrados profissionalizantes nos Estados Unidos. Depois de muita confusão, o Ministério da Educação determinou que, em terras tupiniquins, os MBAs são, assim como a pós-graduação, cursos lato sensu ou seja, têm caráter de especialização.
"No Brasil, no entanto, o MBA foi regulamentado como uma pós-graduação com carga horária mínima de 360 horas (equivalente a 480 horas/aula)", explica o diretor-presidente da Estação Business School, Judas Tadeu Grassi Mendes. "Mas tem muita porcaria por aí se aproveitando do nome para atrair alunos."
Na prática, há pouca diferença entre a estrutura dos dois cursos. Segundo as próprias instituições de ensino, a principal diferença entre pós-graduação e MBA está no processo seletivo dos alunos. "Nosso foco são pessoas com grande experiência prática, executivos e empresários com pelo menos 10 anos de atuação no mercado. Perdemos receita por não ter o aluno, mas não vamos misturar os públicos", diz o diretor da Estação. Segundo ele, um curso voltado para recém formados será lançado em julho propositalmente separado da divulgação dos cursos de MBA para não confundir o mercado.
Na Unifae, segundo o seu pró-reitor acadêmico Luis Roberto Antonik, a diferença também está na seleção dos alunos. "O nível de exigência é muito maior para a inscrição nos cursos de MBA. Exigimos pelo menos dois anos de formado e experiência profissional."
Segundo o pró-reitor de pós-graduação do Unicemp, Luiz Hamilton Berton, a diferença entre os cursos oferecidos pela instituição está na carga-horária 420 horas e 510 horas, respectivamente para o curso de especialização em Finanças e o MBA na mesma área, por exemplo. "Além disso, fazemos questão de que, no MBA, os professores tenham título de doutor, para que a estrutura se aproxime ao máximo do modelo americano. A maioria deles também dá aula nos principais programas de mestrado e doutorado do país." (CS)