A América Latina Logística, maior empresa do ramo de logística da América Latina, comemorou ontem 10 anos de privatização da malha da Região Sul com demonstração de resultados e festa para os 5 mil colaboradores espalhados pela malha operada.

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O diretor de relações corporativas, Pedro Almeida, chegou a Curitiba dois meses antes da empresa. "Em 1997, a empresa pública não contratava havia 11 anos e sofria com muitos acidentes", relembra. "Apanhamos bastante, mas hoje passamos de empresa silenciosa a transparente", diz.

A empresa foi fundada em março de 1997, quando a Ferrovia Sul Atlântico venceu o processo de privatização da malha sul da Rede Ferroviária Federal. Em 1998, assumiu as operações da malha paulista da Ferroban. Seguiram as aquisições das ferrovias argentinas Ferrocarril Mesopotamico, General Urquiza e Ferrocarril Buenos Aires al Pacifico General San Martin, em 1999, o marco para a adoção do nome América Latina Logística.

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Neste momento de expansão a empresa queria operar em outros modais, e o arrendamento da paranaense Delara, em 2001, permitiu assumir operações e contratos rodoviários no Mercosul. Em maio de 2006, foi a vez da aquisição de Brasil Ferrovias e Novoeste, levando a malha ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (HC)