A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou na tarde desta sexta-feira (19) que 48% das unidades consumidores do Distrito Federal estão sem energia, a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Entre as unidades afetadas, há relatos de picos de energia no Palácio do Planalto e no Congresso.

CARREGANDO :)

O problema ocorreu na linha de transmissão de responsabilidade da Eletrobras-Furnas entre a subestação de Brasília Sul e a de Samambaia (DF), uma cidade satélite da capital. Por meio de nota, Furnas confirmou “que uma queimada praticada próxima à subestação de Samambaia, sob as linhas de transmissão, provocou o desligamento dos circuitos 1 e 2 da LT Samambaia-Brasília Sul”. Furnas confirmou também que o sistema de transmissão de energia já foi restabelecido.

Publicidade

A assessoria de comunicação do ONS informou que a interrupção ocorreu por volta de 15h30 e que, cinco minutos após o evento, o sistema já começou a ser religado, estando “praticamente” encerrado o problema de fornecimento de eletricidade às 16 horas e 45 minutos.

O corte de carga no sistema foi de cerca de 600 Megawatts, considerado de grande porte, o que levará o ONS a promover uma reunião técnica nos próximos dias para identificar as falhas que levaram ao apagão e indicar necessidades de melhoria futura para evitar novas interrupções.