Comprei uma moto Yamaha, modelo XTZ 250-X, no fim do mês de agosto na concessionária Promotos, em Curitiba, e já na segunda semana tive de levá-la para para uma revisão, pois a corrente estava ajustada de forma errada.
Na terceira semana, a moto começou a apresentar um vazamento; levei-a, então, novamente à concessionária, que efetuou a troca do anel de vedação da embreagem. Achei estranho, mas não quis falar nada da primeira vez. Passados alguns dias, a moto voltou a apresentar vazamento, só que, dessa vez, bem maior. Novamente trocaram o anel de vedação da embreagem. Desta vez, percebendo que o serviço havia sido feito no local errado, discuti e reclamei com o dono da loja, com o vendedor e com os mecânicos, até que eles acharam o verdadeiro motivo do vazamento: o problema era uma "pequena fissura" no bloco do motor.
Já se completaram 20 dias que a moto está na concessionária aguardando reparo; quando ligo para eles, o que escuto é "estamos aguardando a Yamaha enviar a peça". Se eu ligo para o SAC da Yamaha, eles falam para eu manter contato com a concessionária. Um empurra o problema para o outro e ninguém faz nada! A moto tem somente 760 km rodados, não cheguei nem a fazer a primeira revisão. Já liguei inúmeras vezes, mandei e-mails, sem que ninguém apresentasse uma solução.
A questão é: como uma moto sai da fábrica com um trincado que pode ser interpretado também como uma rachadura no bloco do motor? Não existem testes antes de enviarem a moto para as concessionárias? Da última vez que entrei em contato com a concessionária para verificar como estava a situação, a resposta que tive foi de que ainda estão aguardando a fábrica enviar a peça e, por incrível que pareça, eles ainda sugeriram que eu ligasse para a Yamaha do Brasil para "pressioná-los". Enquanto isso, continuo a pé, pois utilizo a moto como meio de locomoção.
Leonardo Rezende Vieira de Castro, estudante.
Resposta:
As peças chegaram ao concessionário no dia 22/10 e a motocicleta foi retirada pelo cliente no dia 25 de outubro.
Assessoria de imprensa da Yamaha do Brasil.
Réplica:
A moto voltou a apresentar vazamento de óleo no motor um dia depois de ser retirada do conserto. Para não me estressar mais, desisti de levar a moto à concessionária e fui a uma oficina de confiança, que constatou falha humana no fechamento do motor por falta de torque nos parafusos. Paguei R$ 80, do meu próprio bolso, pelo reparo. Registrei uma reclamação na ouvidoria da Yamaha sobre todo o episódio, mas, até o momento, não tive nenhuma resposta.
Leonardo Rezende Vieira de Castro, estudante.