As empresas ganharam mais uma semana para entregar a Declaração de Créditos Tributários e Fiscais (DCTF) ao Fisco. Por causa de problemas técnicos na página da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), o órgão prorrogou o prazo de envio da declaração para a próxima quarta-feira (30).
As multas por atraso na entrega da declaração serão automaticamente canceladas pela Receita Federal. O prazo original de entrega acabaria na quarta-feira (23). No entanto, dificuldades no recebimento das declarações começaram a ser registradas desde o fim da tarde. O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) apresenta problemas na abertura de atendimentos há pelo menos três dias.
Por meio da assessoria de imprensa, a Receita informou que os problemas no recebimento da DCTF e no acesso ao e-CAC têm a mesma causa, mas a origem das dificuldades ainda não foi identificada. O órgão apenas relatou que a dificuldade não afeta os sistemas internos da Receita, apenas os computadores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
De acordo com o órgão, técnicos do Serpro continuam a trabalhar para resolver o problema. A Receita, no entanto, não informou o prazo para que as dificuldades sejam sanadas.
Enviada todos os meses pelas empresas, a DCTF contém as informações relativas aos tributos apurados, os pagamentos, eventuais parcelamentos, as compensações de créditos e os casos em que a cobrança está suspensa. No e-CAC, o contribuinte pode resolver pendências com o Fisco e atualizar dados pela internet sem a necessidade de ir a postos da Receita.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast