A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) notificou a General Motors (GM) para que ela regularize um comunicado de recall dos veículos de modelo Agile e Montana. Segundo a fundação, a montadora não deixou claro que os defeitos nos veículos têm potenciais implicações à saúde e segurança dos consumidores.
A GM tem até sexta-feira (21) para responder à notificação. Procurada pela reportagem, a empresa ainda não se pronunciou. A GM informou aos proprietários que os veículos identificados no recall apresentaram defeito na tubulação de alimentação do combustível, que danificou a superfície interna do tubo. A falha permite eventuais vazamentos e, consequentemente, pode provocar incêndio no compartimento do motor.
O órgão afirma que o recall envolve modelos adquiridos na concessionária ou de pessoa física e que não há prazo para manifestação do consumidor.
Segundo o Procon, a GM violou artigo do Código do Consumidor que obriga a empresa a noticiar a periculosidade de seus produtos aos consumidores e autoridades, caso tenham conhecimento do fato.O recall envolve veículos Chevrolet Agile 2013, fabricados entre 4 de outubro e 23 de novembro de 2012, número de chassi de DR141160 a DR175496 e Chevrolet Montana 2013, fabricados entre 19 de setembro e 23 de novembro de 2012, número de chassi de DB152440 a DB205070.
Procurada, a GM confirmou o recebimento da notificação e afirma que cumprirá os requisitos legais, comunicando aos consumidores dos riscos decorrentes do recall já anunciado.