A Fundação Procon-SP notificou nesta terça-feira (5) a operadora de telefonia TIM por falhas na rede de fibra ótica em São Paulo (SP). A nota do órgão de defesa do consumidor, publicada em seu site, solicita esclarecimentos sobre os problemas registrados na região da Vila Mariana.

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"A empresa terá que explicar os motivos dos problemas, quais foram os serviços afetados, número de consumidores prejudicados e providências adotadas para a compensação dos usuários", afirma o Procon. "Se ficarem comprovadas irregularidades, a empresa deverá ser penalizada nos termos do Código de Defesa do Consumidor", completou a nota.

Por meio da assessoria de imprensa, a TIM confirmou o problema de rompimento dos cabos na manhã desta terça . Segundo a empresa "os técnicos da operadora atuaram para o pronto restabelecimento dos serviços, que voltaram a normalidade às 14h20".

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TIM diz que ainda não foi notificada

A operadora de telefonia TIM informa que ainda não foi notificada pelo Procon-SP por falhas em sua rede de fibra óptica. Em comunicado à imprensa nesta terça, a empresa afirma também que "está à disposição do órgão para prestar os devidos esclarecimentos".

Os problemas, que afetaram os serviços de dados e voz de cerca de 15% da base de usuários do DDD 11, começaram às 10h45 desta terça-feira. O serviço foi restabelecido, gradativamente, a partir das 13h. A normalização foi às 14h20, segundo a empresa. O rompimento da fibra óptica ocorreu na região da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo.

De acordo com o Procon, a TIM terá que explicar os motivos dos problemas, os serviços afetados, o número de consumidores prejudicados e as providências adotadas para a compensação dos usuários, sob pena de enquadramento nos termos do Código de Defesa do Consumidor.