A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) multou ontem seis instituições bancárias que atuam no Paraná por descumprirem a lei estadual que determina o tempo máximo para atendimento em filas de espera: 20 minutos. Os bancos Itaú, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Santander foram multados, cada um, em aproximadamente R$ 672 mil reais – o que soma R$ 4.033.929,60.

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Segundo o Procon-PR, de agosto do ano passado até essa quarta-feira, dia 22, foram realizadas 270 reclamações formais sobre o assunto.

Em nota, o HSBC informou "que busca sempre se adequar às leis municipais, respeitando a legislação dos locais onde está presente, e prezando pela qualidade no atendimento".

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A Caixa explicou que ainda não foi notificada pelo Procon e que, por ter uma atuação voltada ao social, diferente de outros bancos, a instituição "recebe em suas agências grandes contingentes de pessoas em busca de informações ou benefícios relacionados ao PIS, FGTS, Seguro Desemprego, FIES (Financiamento Estudantil) ou Bolsa Família, além de financiamentos para habitação, principalmente, que se somam aos produtos e serviços bancários tradicionais". Os demais bancos não responderam à reportagem.