O Procon-PR recomenda que o consumidor pesquise, compare preços e a qualidade dos produtos na hora de comprar o presente do Dia dos Pais. Se a opção for presentear com roupas, acessórios ou calçados, é preciso verificar se a loja oferece a possibilidade de troca, caso não agrade ou não sirva. O órgão ressalta que a troca do produto só é obrigatória em caso de defeito. Já para produtos eletrônicos, a orientação é testar o funcionamento do aparelho ainda na loja e verificar se o certificado de garantia preenchido, o manual em português e a nota fiscal acompanham o produto.
No caixa, se o pagamento for parcelado, o consumidor deve ficar atento ao total financiado. É direito do cliente ser informado sobre a periodicidade, número e valor das parcelas, a taxa de juros mensal e ao ano e possíveis encargos. Se optar pelo pagamento com cartão de crédito, o preço é o mesmo da compra à vista e não pode sofrer alteração. Para efetuar reclamação de defeito, o prazo é de 30 dias para itens não duráveis, como cosméticos e alimentos, e de 90 dias para os duráveis, como roupas, calçados e eletrônicos.
Serviço
Em caso de dúvida, o consumidor pode procurar o Procon-PR pelo telefone 0800-411512, ou pessoalmente, na Rua Presidente Faria, 431, Centro, Curitiba, entre 9 e 17 horas.
-
Escola Sem Partido: como Olavo de Carvalho, direita e STF influenciaram o fim do movimento
-
Igreja e direita francesa criticam cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos
-
“Quando Maduro fala é crítica, quando eu falo é crime?”, diz Bolsonaro após ditador questionar urnas
-
Dois cientistas católicos históricos que vale a pena conhecer
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião