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O Procon-PR recomenda que o consumidor pesquise, compare preços e a qualidade dos produtos na hora de comprar o presente do Dia dos Pais. Se a opção for presentear com roupas, acessórios ou calçados, é preciso verificar se a loja oferece a possibilidade de troca, caso não agrade ou não sirva. O órgão ressalta que a troca do produto só é obrigatória em caso de defeito. Já para produtos eletrônicos, a orientação é testar o funcionamento do aparelho ainda na loja e verificar se o certificado de garantia preenchido, o manual em português e a nota fiscal acompanham o produto.

No caixa, se o pagamento for parcelado, o consumidor deve ficar atento ao total financiado. É direito do cliente ser informado sobre a periodicidade, número e valor das parcelas, a taxa de juros mensal e ao ano e possíveis encargos. Se optar pelo pagamento com cartão de crédito, o preço é o mesmo da compra à vista e não pode sofrer alteração. Para efetuar reclamação de defeito, o prazo é de 30 dias para itens não duráveis, como cosméticos e alimentos, e de 90 dias para os duráveis, como roupas, calçados e eletrônicos.

Serviço

Em caso de dúvida, o consumidor pode procurar o Procon-PR pelo telefone 0800-411512, ou pessoalmente, na Rua Presidente Faria, 431, Centro, Curitiba, entre 9 e 17 horas.

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