A Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) informou que abriu processo administrativo contra o hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, por usar a pesquisa de preços de produtos de Páscoa para fins publicitários.
Segundo o Procon, o uso foi indevido. Ao final do processo, a empresa poderá ser multada. O órgão, entretanto, não informou o valor da multa.
"A empresa se utilizou dos dados da pesquisa do Procon-SP para destacar diferença entre os preços supostamente praticados em sua rede de hipermercados e a concorrência, quando, na verdade, a pesquisa foi realizada em dez estabelecimentos varejistas, visando apenas a divulgação do valor médio dos produtos encontrados, dentro do universo dos estabelecimentos pesquisados, para servir como referência para o consumidor", informou o órgão.
Ainda de acordo com o Procon, a divulgação do resultado da pesquisa continha a frase "É vedada a utilização deste material para fins publicitários".
O Extra informou que ainda não foi notificado sobre a decisão e que "se mantém à disposição do Procon para esclarecimentos e adequações, se necessárias".
"O Extra pauta suas ações no cumprimento à legislação e segundo as orientações dos órgãos de defesa do consumidor.", informa a rede em nota.