Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Compras

Procon recomenda atenção

Mesmo para quem decidiu comprar os presentes dos pequenos na última hora, o Procon-PR sugere alguns cuidados. O órgão orienta que as pessoas pesquisem bastante, mesmo porque em alguns meses chega o Natal e os gastos costumam crescer. Além disso, os pais precisam verificar se o presente não vai gerar novas despesas, como no caso dos celulares.

Se a opção for dar um brinquedo, a dica é ficar atento aos aspectos de segurança e saúde. Segundo o Procon-PR, todo brinquedo vendido no Brasil, seja nacional ou importado, precisa ter o selo do Inmetro. Brinquedo para criança de até 14 anos deve ter uma certificação obrigatória – a garantia de que passou em todos os testes.

Outra recomendação é evitar o mercado informal pois, segundo o Procon-PR, podem ocorrer problemas em produtos falsificados, que não possuem um fornecedor responsável. Ou seja, não há nota fiscal nem garantia e não é possível reclamar depois. O Procon-PR também orienta o consumidor a ler as instruções antes de usar os produtos.

A entidade lembra que o brinquedo é um produto sujeito ao Código de Defesa do Consumidor e por isso deve trazer todas as informações que mostrem como é e como funciona, em português de fácil compreensão.

Caso o brinquedo apresente defeitos, o fornecedor tem 30 dias para repará-los. Se o problema persistir, o consumidor pode exigir um produto novo, devolução da quantia paga ou abatimento proporcional do preço. Quando a compra for efetuada fora da loja – por telefone, catálogo, postal ou internet – o comprador tem o direito de desistir do produto no prazo de sete dias e então receber o pagamento de volta. (MS)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.