Uma medida cautelar do Procon de Londrina suspendeu ontem a venda de produtos e serviços da TIM. A suspensão, de acordo com o coordenador do órgão, Rodrigo Brum, foi provocada pelo alto número de reclamações e o baixo porcentual de resolução.
A medida será mantida até que 144 reclamações registradas pela Gerência de Fiscalização do Procon sejam resolvidas. "Essas são as reclamações já autuadas pela Gerência de Fiscalização do Procon. Nas demais, ainda não terminou o prazo de defesa", explicou Brum. Se a empresa descumprir a suspensão, será multada em R$ 1 milhão e responderá por crime de desobediência.
Segundo relatório do Procon, foram registradas 1.092 denúncias e reclamações de consumidores da TIM em Londrina no período de janeiro de 2011 a junho de 2013. Dessas reclamações, 200 foram solucionadas. No primeiro semestre deste ano, 181 registros foram feitos contra a TIM, dos quais 18% foram solucionados ou respondidos pela empresa.
Para o coordenador do órgão, a empresa está transferindo para o Estado a responsabilidade que é dela. "Todo o custo de tentar resolver os problemas do consumidor fica para o Estado", disse.
O relatório do Procon afirma que esse monitoramento das ocorrências também será feito com as demais empresas de telefonia móvel.
Resposta
Em nota à imprensa, a TIM informou que recebeu a liminar do Procon de Londrina e que cumpre todas as decisões dos órgãos públicos e judiciais. "A operadora reitera que vem observando redução no volume de demandas enviadas por esse órgão e que trata de todos os casos com agilidade, para que sejam resolvidos o mais rapidamente possível", diz o documento.
A empresa diz ter mais de 1,5 mil pontos de venda em Londrina, entre lojas próprias, revendas, grandes varejistas e pequenos comerciantes, e que "trabalha em várias frentes para informar a decisão a todos os seus parceiros".