Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Serasa Experian

Procura das empresas por crédito sobe 0,6% em janeiro

A quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 0,6% em janeiro ante dezembro no Brasil, informou hoje a Serasa Experian empresa especializada em análise de crédito. Na comparação com janeiro de 2010, a demanda por crédito avançou 0,9% entre as pessoas jurídicas - a menor taxa de crescimento anual em seis meses.

O avanço da demanda das empresas por crédito na comparação entre janeiro e dezembro foi puxado pelo crescimento de 0,8% registrado nas micro e pequenas empresas, segundo a Serasa Experian. Nas médias e nas grandes empresas, a procura por crédito recuou 1,7% e 1,8%, respectivamente. Na comparação anual as micro e pequenas empresas apresentaram alta de 1,1%, enquanto nas médias e nas grandes empresas houve queda de 2,6% e 0,3%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o desempenho baixo da taxa anual é um sinal de que as medidas do governo, de restrição ao crédito e de elevação dos juros, também devem afetar negativamente a evolução da procura por crédito das empresas nos próximos meses.

Regiões e setores

Todas as regiões do País, com exceção do Sul, mostraram crescimento na demanda por crédito em janeiro ante o mesmo mês do ano passado. De acordo com o indicador, a maior alta ocorreu no Centro-Oeste (2,8%). No Sul, houve queda de 2,4%. A demanda por crédito no Centro-Oeste também liderou a pesquisa, com alta anual de 2,6%.

Considerando os diferentes setores, as empresas do segmento comercial e industrial tiveram alta de 2,8% e 1%, respectivamente, em janeiro ante dezembro. O setor de serviços mostrou baixa de 2,1% no período. Na comparação entre janeiro e o mesmo mês do ano passado, houve queda na indústria (baixa de 0 6%) e no comércio (recuo de 1,2%), mas alta na demanda por crédito entre as empresas de serviços (crescimento de 4,2%). O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito leva em conta 1,2 milhão de CNPJs, consultados todos os meses na base de dados da empresa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.