A demanda das empresas brasileiras por crédito subiu 1,4% em março em relação a fevereiro, segundo dados divulgados hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras. Na comparação com março do ano passado, no entanto, houve queda de 5,2% na procura por financiamentos. Em fevereiro, o indicador havia registrado alta mais consistente em relação ao mês anterior, de 5,3%.
No acumulado do primeiro trimestre de 2011, a quantidade de empresas que buscaram crédito subiu 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Serasa Experian, o avanço foi determinado pelas micro e pequenas empresas, que registraram alta de 1,8% na busca por crédito nos primeiros três meses do ano. As médias e as grandes empresas, por outro lado, apresentaram recuos de 2,2% e 0,4%, respectivamente. Segundo os analistas da Serasa Experian, os números indicam que "as empresas estão se preparando para um cenário de menor crescimento econômico a partir dos próximos meses".
Considerando os diferentes setores, a demanda por crédito entre as indústrias avançou 2,0% em março ante fevereiro e recuou 4,9% em relação a março do ano passado. No caso do comércio, houve alta mensal de 1,5% e queda anual de 5,8%. O setor de serviços, por sua vez, registrou demanda por crédito 1,2% maior em março ante fevereiro e 4,3% menor em relação a março do ano passado.
No acumulado do primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2010, a demanda por crédito recuou 0,3% na indústria, avançou 0,3% no comércio e cresceu 3,9% no setor de serviços. O Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito leva em conta cerca de 1,2 milhão de CNPJs, consultados todos os meses na base de dados da Serasa Experian.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião