A produção brasileira de aço bruto de setembro foi de 2,76 milhões de toneladas, com um aumento de 6,5% em relação ao mesmo mês de 2005, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS).

CARREGANDO :)

A produção de aços planos, de acordo com o IBS, registrou recorde de produção em setembro, com 1,331 milhão de toneladas.

No acumulado do ano, devido às perdas ocorridas no 1º semestre, a produção de 22,7 milhões de toneladas ainda se manteve 3,7% abaixo na comparação com 2005.

Publicidade

As vendas internas de laminados mostram resultados crescentes tanto no mês de setembro (+ 15,8%) quanto no acumulado do ano (+ 6,3%).

As vendas internas de produtos planos em setembro foram de 873 mil toneladas (+18,7%), destinadas principalmente aos setores da construção civil industrial, utilidades domésticas e comerciais, tubos com costura e de autopeças (inclusive carrocerias).

Nos produtos longos, as vendas de 572 mil toneladas em setembro representam alta de 11,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Quanto às vendas ao mercado externo, o volume faturado pelas usinas em setembro de 987 mil toneladas foi 11,8% inferior ao do mesmo mês do ano passado, devido principalmente à prioridade de atendimento ao mercado interno.

No acumulado do ano, as vendas externas, incluindo semi-acabados, totalizaram 8,47 milhões de toneladas (+ 0,3%).

Publicidade

Leia mais Globo Online