A produção brasileira de aço bruto caiu 19,8% no mês de novembro ante outubro, atingindo 2,32 milhões de toneladas, segundo informou o Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS). Em relação a laminados, a produção de novembro, de 1,73 milhão de toneladas representa diminuição de 26% sobre o mês anterior. O IBS atribuiu a queda ao fraco desempenho do setor no mês passado, provocado pela retração mundial na atividades econômica. Paralisações totais ou parciais de usinas e outras unidades de produção haviam sido anunciadas ao longo dos últimos 30 dias.
A Gerdau já havia previsto queda de 24% nas suas atividades e a Usiminas anunciou ter antecipado para agora a parada para manutenção do alto-forno de duas usinas, que estavam previstas para 2009. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) dará férias coletivas a dois mil trabalhadores.
Segundo os dados do IBS, o resultado negativo de novembro não impediu que, no acumulado do ano, a produção de aço bruto, de 32 1 milhões de toneladas, ainda registrasse aumento de 4,2% sobre igual período de 2007, refletindo o forte crescimento observado até setembro. Também houve crescimento, porém mais modesto (0 6%), na produção acumulada de laminados no ano, que atingiu a 23 8 milhões de toneladas.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast