Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
indústria

Produção de etanol cai 20% nesta safra

Tanto a produção de etanol quanto a de açúcar foram afetadas pela redução na colheita nacional de cana, mostram dados divulgados ontem pela associação que representa as indústrias do ramo no Centro-Sul brasileiro, a Unica. O setor vem sendo acusado privilegiar a produção do alimento para exportação, forçando alta no preço do combustível. Embora as usinas tenham reduzido em menor proporção a fabricação de açúcar, o produto também se tornou mais escasso.

Segundo a Unica, a produção de açúcar deverá ficar em 30,8 milhões de toneladas em 2010/11, com queda de 2,4% em relação à última estimativa e de 11% ante o número do início da colheita (34,6 milhões de toneladas). Na safra anterior (10/11), foram produzidas 33,50 mi­­lhões de toneladas de açúcar. As exportações de açúcar deverão atingir 21,2 milhões de toneladas nesta safra, 13,9% a menos que em 2010/11.

A produção de etanol agora é estimada em 20,4 bilhões de litros, com queda de 2,9% em relação ao número projetado na última revisão. O volume é quase 20% inferior aos 25,38 bilhões de litros da safra anterior. No caso do açúcar, a queda na mesma comparação é de 8%. Do total de etanol a ser produzido nesta safra, 7,83 bilhões de litros serão de etanol anidro (misturado à gasolina) e 12,56 bilhões de hidratado (usado nos carros flex).

A previsão de moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil foi reduzida para 488,5 milhões de toneladas, ante a estimativa anterior de 510,2 milhões de toneladas. Na safra passada, a região processou 556,9 milhões de toneladas. A queda na produção, a primeira em 11 anos na principal região produtora do Brasil, ocorre pela menor produtividade dos canaviais, por causa do envelhecimento das lavouras e de condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento das plantas.

"De acordo com dados apurados pelo Centro de Tecno­logia Canavieira, o rendimento agrícola da área colhida até o final de setembro atingiu 70,60 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, com queda de 18,20% em relação ao valor observado no mesmo período de 2010", afirmou a Unica em comunicado. A produtividade esperada para a safra 2011/2012 é inferior a 70 toneladas por hectare, uma redução de quase 20% em relação à média histórica de 85 toneladas por hectare.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.