Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
energia

Produção de petróleo bateu recorde em novembro

A produção brasileira de petróleo atingiu novo recorde histórico em novembro, revelou ontem a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foram produzidos aproximadamente 2,188 milhões barris por dia (bpd) de petróleo, volume superior ao antigo recorde de 2,180 milhões de bpd registrado em dezembro de 2010. O volume também foi 4,8% superior ao reportado em novembro de 2010 e 4% maior do que o registrado em outubro de 2011.

A produção de gás natural em novembro passado foi de aproximadamente 68 milhões de metros cúbicos por dia (m3/d), a segunda maior já registrada no país, atrás somente de dezembro de 2010 (69,2 milhões de m3/d).

Pré-sal

No acumulado de petróleo e gás, a produção brasileira em novembro ficou em 2,615 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia. Desse total, 188 mil boe diários foram provenientes do pré-sal (157,7 mil barris diários de petróleo e 5 milhões de m3 de gás natural). A produção do pré-sal, oriunda de nove poços, representou incremento de 17,5% em relação a outubro, segundo a ANP. "O poço 9BRSA716RJS, do campo de Lula, segue como o poço com maior produção de petróleo pelo sétimo mês seguido, com 27,3 mil barris por dia", destacou a agência.

Graças ao avanço da produção do pré-sal (Bacia de Santos), o estado de São Paulo superou a Bahia e se tornou o quarto maior produtor de petróleo e gás natural do país, em barris de óleo equivalente. A produção paulista é de aproximadamente 91,7 mil barris de óleo equivalente por dia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.