As montadoras instaladas no Brasil terminaram o primeiro semestre com o menor nível de produção para o período desde 2004. De janeiro a junho deste ano, 1.016.680 veículos saíram das fábricas, queda de 21,2% em relação a igual intervalo de 2015, informou nesta quarta-feira (6) a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Em junho, a queda foi de 3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 182,6 mil veículos. Em relação a maio, porém, a produção cresceu 4,2%.
Capacidade instalada da indústria fica em 77% em maio, diz CNI
Leia a matéria completaAs vendas de veículos tiveram queda de 25,4% no semestre, quando 1,31 milhão de unidades foi emplacada. Foi o pior volume para o período nos últimos dez anos.
“O mercado encontrou o seu patamar de estabilidade e, depois disso, vem o crescimento. O mês de junho já foi melhor que maio e há indicadores econômicos que apontam uma melhora, como os índices de confiança do consumidor “, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.
As vendas em junho atingiram 171,8 mil unidades, alta de 2,6% em relação a maio, mas queda de 19,2% ante o mesmo mês do ano passado.
Já as exportações caíram 12,5% no semestre, para US$ 4,85 bilhões. Em junho, atingiram US$ 890 milhões, queda de 5,5% em relação a maio e de 11,9% na comparação com o mesmo mês de 2015.
No semestre, foram exportadas 226,64 mil unidades, alta de 14,2% ante o primeiro semestre do ano passado. Em junho, foram exportados 43,39 mil veículos, queda de 7,5% em relação a maio e de 9,6% em relação a junho do ano passado.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast